Buscar
  • Ingrid Decker

Uma palavra para 2020

Atualizado: 14 de Ago de 2020

Uma visão empreendedora de uma nômade digital sobre a pandemia.


Pode parecer impossível descrever 2020 em apenas uma palavra. Tantos acontecimentos, tantas situações inesperadas... O mundo inteiro colocado em uma mesma situação: A pandemia.

Isso nos levou a fazer uma enquete no Instagram perguntando a todos qual palavra escolheriam para descrever este ano. O resultado resumido é que, definitivamente, 2020 provou ser um ano de barras pesadas pra qualquer um. Vamos ver como podemos "positivar" as respostas de cada um e aplicá-las ao empreendedorismo.

  • Inesperado: Acontece. Simplesmente assim é a vida. E já existe até uma frase: "O inesperado acontece", não é mesmo? É preciso lembrar que de nada adianta sofrermos por antecipação perante isso. Se algo pode ser arrumado, ótimo. Se não pode... Ué, de que adianta sofrer por algo que não tem jeito? Conforme-se, adapte-se, aprenda novas formas. E no empreendedorismo, se você tem um bom Plano De Negócios feito, será mais fácil de visualizar e arrumar para seguir adiante, sem precisar apagar incêndios.

  • Tenso/Intenso: Claro, uma tensão inicial é normal e até merecida. Todos nós temos o direito a sentir essa tensão diante do inesperado. Nem o mais zen de todos os mestres do Yôga deve estar livre de ansiedade e tensão. A questão é aprender a medir a intensidade dos sentimentos. E isso é algo que tem muito a ver com o tempo. Enquanto estamos passando por algum problema, estamos dentro dele sentindo de uma forma que quem está de fora pode não conseguir entender esse sofrimento. Mas, de repente, passou... E, aliviados, respiramos sem nem acreditar que todo aquele sofrimento durou apenas um pequeno período (eu posso falar isso com fundamento e experiência porque passei muito isso, principalmente com o sentimento de saudades). Mas quando tentamos também olhar a situação de fora é que podemos mudar a perspectiva do que está acontecendo.

  • Dureza: Se você buscar sinônimos para essa palavra, você pode encontrar termos como rigor, inclemência, inflexibilidade, rispidez, rudeza, severidade, entre tantos outros. Mas a verdade é que essa palavra pode ser considerada contra tudo o que a vida pede, especialmente em um ano como 2020. É preciso ser flexível para adaptar-se aos descaminhos que o mundo nos traz. Falar é fácil, eu sei. Mas tentar é possível. Um grande exemplo de mente que passou por muita dureza é Nelson Mandela, líder e vencedor de um Prêmio Nobel da Paz, que disse: "Tudo parece impossível, até que seja feito". E é exatamente essa frase que nos leva à próxima palavra:

  • Desafio: Quando aprendemos a enxergar o inesperado como desafio, é que conseguimos encontrar novos rumos para seguir ao nosso destino. E a superação de cada desafio que nos aparece é o que fortalece a essência e a certeza de que você realmente está no caminho certo. Afinal, a vida é muito mais sobre a jornada que sobre o destino final, né? E assim é também em qualquer negócio. Lidamos com desafios relacionados à captação de clientes, concorrência e até a adaptação às inúmeras mudanças tecnológicas de cada mercado.

  • Essencial: Por que essencial? Ora, pois a vida acontece fora da zona de conforto. É quando somos desafiados que aprendemos a crescer e reagir. Pois o que mais importa é a sua atitude perante o inesperado. A sua capacidade de se reerguer e transformar diante do desconforto, da incerteza.

  • Transformação: Como uma lagarta que sai do casulo borboleta. Como um camaleão que se protege dos predadores ao se adaptar às inúmeras formas ao seu redor. A transformação acontece de uma forma que, às vezes pode parecer não ser o desejado, nos engrandece e prepara para nos tornarmos melhores.

  • Renovação: Por fim, a renovação, aquele upgrade que nos faz retornar mais fortes e certos dos objetivos, com um melhor mapa do caminho e mais potência para ir em frente.

  • Resiliência: Capacidade de se recuperar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. É se restabelecer diante do inesperado. O resumo para todos esses sentimentos de quem respondeu e continua se reerguendo a cada dia para seguir adiante.

Essa é apenas uma visão pessoal baseada em estudos, experiências e nos caminhos que percorro nessa vida, mas que espero que possa servir para te inspirar a continuar firme e forte com sua meta.

Vem comigo? No caminho te explico!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Selo 08 - TG.png